BLOG, BLOCO BURLESCO E RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Com Barão de Mauá como enredo, Cubango almeja mais um grande desfile






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Com Barão de Mauá como enredo, Cubango almeja mais um grande desfile

Um enredo que tem tudo a ver com o atual momento da escola. Essa é a opinião do carnavalesco Jaime Cezário, que desenvolverá 'Barão de Mauá – o sonho de um Brasil Moderno' na Acadêmicos do Cubango neste carnaval. Jaime considera a Cubango uma guerreira que nunca desiste de seus ideias, assim como o homenageado, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento industrial e financeiro do Brasil.

- O Brasil tem muitas pessoas assim. O Mauá é apenas um exemplo. Precisamos descobrir e redescobrir muitos personagens. Quando comecei a ler sobre ele fiquei muito impressionado. A vida dele não se restringe somente a indústria naval, essa é a ponta do iceberg. Esse enredo tem muita história. Enquanto em alguns enredos você precisa encher lingüiça, neste eu não precisei não. Tive até que enxugar. Tem muito conteúdo histórico. Vamos focar no lado empreendedorista de Barão de Mauá. Ele chega ao Rio de Janeiro aos nove anos e já começa a trabalhar numa loja como caixeiro, uma espécie de balconista. O pai dele havia morrido, a mãe não tinha condições financeiras para criá-lo e o tio acabou ficando. O próprio tio arrumou em emprego para ele numa loja que vendia de tudo, principalmente escravos. Era o Rio Imperial e é exatamente assim que começamos a desenvolver o enredo – afirma o carnavalesco, que trará em sua comissão de frente o espírito empreendedor e transformador do Barão de Mauá.

Dando prosseguimento ao primeiro setor, o abre-alas da escola, que impressiona pelo tamanho e bom acabamento, representará o Rio de Janeiro da época de Pedro II. Os costumes europeus, a riqueza, o tráfico de escravos, a cana de açucar e o café também estarão na abertura do desfile da escola. Jaime revelou que pretende passar um pouco do sentimento defendido pelos barões de café. Eles achavam que o Brasil não precisava se industrializar, porque tudo viria da Inglaterra. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, discordava e o seu início no comércio será mostrado.

- No segundo setor vamos falar que o Barão já via que a industrialização era preciso. Ele começa a expandir os horizontes, torna-se maçom e, na maçonaria, aprende a valorizar ainda mais o trabalho livre e vira defensor dos ideais abolicionistas. Para ele, se o Brasil quisesse chegar a uma posição de respeito no cenário mundial deveria abolir o trabalho escravo e investir na industrialização – explica Jaime Cezário.

Com isso, ele começa a pôr em prática ao criar a primeira indústria do Brasil, em Niterói, o Estaleiro Mauá, que existe até hoje. No estaleiro foram feitos 72 navios, alguns deles usados na Guerra do Paraguai. Além dos navios, lampiões e tubulações também eram produzidos no estaleiro.

- É um marco para o Brasil e para a vida dele. Por essa atitude pioneira ele recebe do Império a condecoração da ordem de cristo, que era a maior condecoração que um plebeu poderia receber. A bateria, inclusive, vem com essa fantasia. Os passistas representarão o Império reconhecendo o valor. Após a primeira indústria ele começa a formar uma das maiores fortunas do Brasil. Era um fomentador de ideias. A pedido do Império, ele funda a primeira companhia de navegação do rio Amazonas. Naquela época, o rio Amazonas estava fechado e os Estados Unidos fazia uma política expansionista, queria ocupar o Amazonas, diziam que o Amazonas era a continuação da Bacia do Mississipi, o que é um absurdo. Havia até começado a financiar grupos aventureiros e exploradores para irem até o Amazonas. O Império estava de mãos atadas e viu no Barão de Mauá a única pessoa capaz de fazer isso – complementa o carnavalesco.

No terceiro setor surge o banqueiro. Querendo fazer mais pelo Brasil, o Barão de Mauá percebe que o dinheiro que arrecadava com a indústria não era suficiente. O tráfico de escravos havia sido proibido pela Inglaterra e ele vislumbra uma possibilidade de ganhar dinheiro a partir disso. Os milionários da época eram os traficantes de escravos. Então ele cria um banco, dando um percentual de retorno para quem aplicasse. O negócio começa a todo vapor e torna-se o maior banco do Brasil. O Império, sem banco, se interessou e resolveu estatizar o banco de Irineu. Além disso, ele cria a primeira ferrovia do país e desenvolve o projeto de iluminação a gás no Rio de Janeiro. Por todos esses feitos e mais alguns, ele ganha do Império a nobreza e recebe o título de Barão. Jaime diz que a contragosto do próprio Império, pois seu lado empreendedor e inquieto não despertava simpatia de Pedro II

- O quarto setor fala sobre a ida de revolucionário da economia a Barão do Império. Ele torna-se aquilo que no início da vida não tinha muita simpatia, mas gosta, faz o brasão dele. A estatização do banco o deixa alucinado, porque tiraria dele o dinheiro para o financiamento de seus projetos. Com isso, teve a ideia de fundar um banco internacional com capital estrangeiro. A sede era em Londres, local onde era muito respeitado, Nova Iorque, Paris, Buenos Aires, Montevidéu e várias cidades do Brasil. Das oito maiores empresas do Brasil, só duas não eram dele. Cria a ferrovia Santos-Jundiaí, que ajuda muito São Paulo a ser o estado mais rico do país, a primeira companhia de bonde puxada a burro, incentiva a imigração no sul do país e no interior de São Paulo – lembra o carnavalesco.

O último setor do desfile da Cubango pretende promover uma grande homenagem. A última alegoria é um trem-bala partindo para a estação Brasil. Jaime Cezário explica que foi a maneira encontrada por ele para ilustrar a importância do Barão de Mauá para o desenvolvimento do país. O elo de ligação da fibra de Mauá com a garra geralmente mostrada pela escola em seus desfiles é outro mote do enredo. Apontada como a melhor escola do Grupo de Acesso A no carnaval passado por grande parte da crítica especializada, a Cubango acabou em quarto lugar, mas Jaime garante que o episódio não abalou a confiança dos componentes.

- A minha maior surpresa é justamente essa vontade que a comunidade está mostrando. O que ficou do carnaval é que nós fomos realmente a melhor escola. Não fomos nem vice-campeões, ficamos em quarto, mas saímos de cabeça erguida, cientes que fizemos o melhor trabalho. O primeiro ensaio de rua da Cubango este ano tinha quase duas mil pessoas. Para uma escola do Grupo de Acesso é muita coisa, levei até um susto. Não só a Cubango ficou dolorida, a crítica também. Acho que todos querem que vença a melhor. É difícil ver alguém vencendo sem merecer. Acredito que faremos um grande desfile mais uma vez, mas sabemos que a quarta-feira de cinzas pode ser complicada – desabafou ele.

A relação com o folclórico presidente Pelé também foi abordada por Jaime Cezário. É o quarto carnaval que o carnavalesco desenvolve na escola sob a administração de Pelé, desde 2003 no cargo.

- Temos uma empatia muito boa e ele confia muito no meu taco. Para um profissional não há coisa melhor que isso. Tenho uma química muito boa com a Cubango. A escola já teve vários bons nomes como carnavalesco, mas acho que ninguém conseguiu fazer como eu faço. Em 2005, no carnaval sobre o Candomblé, trouxemos um carnaval campeão e a escola perdeu para ela mesma. Isso sem um p..., agora estamos cheios de p... (risos).

Buscando o primeiro título de sua história no Grupo de Acesso A, a Acadêmicos do Cubango tentará conquistar o direito de debutar no Grupo Especial em 2013 fechando os desfiles do sábado de carnaval.
Fonte: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.