BLOG, BLOCO BURLESCO E RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Compositor David Corrêa Conta que Foi Retirado da Parceria de Luiz Carlos Máximo na Portela






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Compositor David Corrêa Conta que Foi Retirado da Parceria de Luiz Carlos Máximo na Portela

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18351/david_correa.jpg
A polêmica envolvendo a saída da parceria de Luz Carlos Máximo da Portela continua. O Site CARNAVALESCO apurou e o compositor David Corrêa confirmou que inicialmente ele era parte da parceria, mas mentiras e confusões, segundo ele, fizeram com que tudo mudasse. Aos 75 anos, quase 60 deles vividos no samba, sendo 48 deles na Portela, David contou como ele se juntou a esses compositores e o que o fez sair.
 
- Tudo começou com uma homenagem que aconteceu na Portela e ao fim, eu muito emocionado, porque foi bem bonita, um dos membros dessa parceria, que por respeito não direi o nome, se apresentou para mim como um dos idealizadores da homenagem, e acabamos nos conhecendo, ele me conquistando "no papo". Naquele momento eu não sabia, mas estava caindo numa arapuca - disse David.
 
LEIA AQUI
* Marcos Falcon explica corte de samba de Luiz Carlos Máximo na Portela: 'Não seria ético'
 
* 'Não sou hipócrita de fazer samba e não assinar', revela Luiz Carlos Máximo

 
Segundo David, depois desse dia, ele foi apresentado aos demais membros da parceria em encontros informais, com o intuito apenas de se conhecerem, uma vez que ele não conhecia ninguém do grupo. O tempo passou e a parceria não marcou nenhuma reunião de trabalho - pelo menos era o que David achava -, mas a surpresa veio no dia do tira-dúvida com o carnavalesco da Portela.
 
- Eu estava preocupado, sem saber se alguém da parceria apareceria lá, e eu fui para saber o que o carnavalesco podia esclarecer, conversar com ele, levei algumas sugestões de versos que, inclusive, eu mostrei ao carnavalesco. Mas quando cheguei lá, qual não foi a minha surpresa, os meus "parceiros" estavam lá com uma letra pronta. Eles ficaram um pouco desconcertados em me ver, e eu fiquei completamente surpreso. Eles se reuniram sem me falar nada. Vi a letra deles, eles viram o que eu tinha levado, e se justificaram dizendo que aquilo ali eram só "alguns versos de bastidores", nada pronto. E apesar de eu não ter participado dessa confecção do samba, meu nome ainda constava na parceria.
 
Foi a partir daí que as coisas desandaram. David Corrêa continuou assinando com a parceria, mas sem participar da composição do samba, o que culminou na sua saída do grupo.
 
- Eu dei um ultimato e pedi para sair. Não concordei com o samba deles. Mas aí eles para, acredito eu, saírem por cima, ficaram autoritários e me tiraram por conta deles, meio que querendo dar a última palavra. Na prática, eu fui dispensado então saí - afirmou o compositor.
 
Só que as surpresas e as polêmicas não pararam por aí. O samba que a parceria de Luiz Carlos Máximo, Gustavo Henrique, Flavio Viana, Charles Braga, Camilo Jorge, Valtinho Botafogo, Gustavo Albuquerque, Rafael Cavaliere, Júnior Falcão e Thiago Gotelip inscreveu possui versos que David Corrêa alega serem de sua autoria.
 
- No fim eu estava fora da parceria, mas meu trabalho não, porque eles usaram trechos meus no samba, mas encaixaram de qualquer jeito lá, deslocada. Minha ideia inicial era algo como: "Corre, corre, ribeirinha/ Chuá, chuá/ Entre pedras e cascatas / Oh luar", falando da coletividade dos rios. Mas é aquela história que só quem é compositor experiente sabe: a música nasce com a letra, e tem que ter sentimento. Eu sei disso porque tenho sambas como "Macunaíma", que foi cantado no encerramento do maior espetáculo da Terra, e isso poucos possuem - disse ele, se referindo a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
 
- Eu tenho sambas como esse, "Macunaíma", ou "Oiá, Oiá, água de cheiro pra ioiô", no Salgueiro, e na própria Portela, com "E lá vou eu, pela imensidão do mar/ nessa onda que corta a avenida de espuma, me arrasta a sambar", enfim, tenho história, e essa "molecada dente de leite" ainda precisa ter.
 
Além da parceria ter sido impugnada por infringir o regulamento, David Corrêa acredita que a confusão ocorrida com ele também contribuiu para isso.
 
- Eu fiquei frustrado demais com tudo o que aconteceu, porque a Portela estava preparada para ouvir um samba meu, ouvir o que eu tinha para fazer, e percebi que a escola ficou frustrada com minha saída. Então eu acho que a escola usou do mesmo "naipe" com eles, foram rigorosos e usaram a turbulência que já havia para preservarem alguém - eu -, que realmente faz parte da escola, e confesso que eu fiquei feliz com isso.
 
David ainda disse que não concorda com compositores que assinam samba em mais de uma escola já que, segundo ele, um bom samba tem que ter "emoção", e ela surge do envolvimento do compositor com a agremiação.
 
- A verdade é que já era para a escola ter feito isso há muito tempo, porque você vê principalmente cantores famosos, que estão na mídia, que fazem parte de algumas parcerias, colocarem samba em diversas escolas, e eu acho isso errado, assim como acho errado e até confuso você inscrever o samba e não assinar. Eu não concordo com isso. Pra mim isso é uma forma de pirataria. Mas eu acho que os membros dessa parceria me atormentaram, me infernizaram, só para ter o prazer de poder dizer que são compositores, mas isso jamais fará deles compositores. Samba fabricado não é sentimental. Só estando realmente na escola que você faz um samba com amor, porque você não faz pensando no dinheiro que vai ganhar, mas sim pensando na escola. Já compus para Mangueira, Vila, mas quando fiz lá, foi só para lá. Eu era parte da escola, e só daquela escola.
 
Apesar do ocorrido, David afirmou que não vai parar de compor sambas, e já está pensando no próximo ano.
 
- Eles fizeram uma sacanagem, mas eu vou continuar compondo e vou tentar de novo por amor à escola. Eu dei bobeira e me deixei levar pela conversa e recusei um convite da parceria de uma amigo, Carlinhos Madureira, mas no ano que vem não recusarei, e quero muito estar com ele, compondo. Até porque eu não vou parar porque eu fui levado para a escola por mérito, por Candeia, Natal. Eu tenho história na escola.
 
'Nunca estive no barracão da Portela. Fui procurado pela parceria após o rompimento deles com o David', afirma Máximo
 
Procurado pela equipe do CARNAVALESCO o compositor Luiz Carlos Máximo declara que em nenhum momento esteve no barracão da Portela para tirar dúvidas com o carnavalesco Paulo Barros e que foi a parceria quem o procurou para participar do samba. Ainda segundo Máximo ele condicionou essa participação à ausência de David Correa.

- Fui procurado por eles sim e em um primeiro momento afirmei que não colocaria samba na Portela por falta de estrutura para a disputa. Eles me disseram que já tinham tudo, cantor, estúdio. Me afirmaram que haviam rompido com o David Corrêa. Eu decidi entrar mas deixei claro o tempo todo que não assinaria junto com ele. Eles me garantiram que ele já estava fora. Me mostraram um samba, eu escutei e coloquei a minha forma de compor, o meu estilo. Em nenhum momento estive com Paulo Barros no barracão da Portela - sacramenta.

Parceiro de Máximo desmente David Correa: 'Ídolo genioso difícil de trabalhar'
 
A reportagem do CARNAVALESCO ouviu Rafael Cavalieri, um dos integrantes da parceria que deu sua versão depois das declarações de David Correa. Segundo Cavalieri não há uma linha melódica ou na letra do samba inscrito na Portela por eles que tenha sido feita por David Correa. Ele ressalta que o experiente compositor é um ídolo para todo jovem mas que trabalhar com ele se tornou insustentável. Ele relata uma trama de chantagens e ameaças que culminaram na exclusão de David do grupo e na procura por Luiz Carlos Máximo.

- O David Correa foi procurado pelo Gustavo Henrique durante a homenagem na Portela. Mostrou que era uma oportunidade para ele voltar. Foi formada a parceria, eu sou fã dele, a possibilidade de compor com ele era um sonho. Mas começaram a acontecer certas atitudes que foi minand a relação. Fazíamos reuniões sim. Ocorre que maioria dos compositores tem trabalho. O David queria reuniões em horarios inacessíveis. Ele começou a fazer chantagem. Tudo que não havia concordância ele ameaçava sair. O David apresentou uma letra muito bonita, mas não se enquadrava em vários aspectos do enredo. Tentamos fazer alterações, mas ele não queria. É uma parceria, mas ele queria fazer tudo sozinho. Só queria compor em bar, sem seriedade. Começamos a perceber que as reuniões eram para ele cantar o mesmo samba sempre. Queríamos mesmo assim manter o sonho de compor com ele. No momento de apresentar para o Paulo Barros, bolamos alguns mudanças para adequar a sinopse. Ele marcou 12h com o carnavalesco sem avisar e descobrimos. Chegando lá o Paulo alertou dos problemas e mudanças necessárias. Tínhamos um prazo. Tentamos convencer o David e ele não aceitou, e novamente ameaçou, não cedemos e ele decidiu sair. Ligou para outros compositores na nossa frente, dizendo que não conhecíamos nada. Passou a nossa letra alterada em cima da dele e mostrou a outros. Procuramos então o Luiz Carlos Máximo e ele deu o acabamento, a marca dele. Esse foi o samba apresentado, não tem um verso, uma melodia do David. Durante todos esses dias ele nos ligou pedindo para voltar. É muito triste. Ninguém tira a história dele no carnaval, seus sambas marcantes, mas não foi possível trabalhar com ele - definiu Cavalieri.

FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.