BLOG, BLOCO BURLESCO E RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Paraíso do Tuiuti e Escravos da Mauá Transformam Centro em um Carnaval Fora de Época






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Paraíso do Tuiuti e Escravos da Mauá Transformam Centro em um Carnaval Fora de Época

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18201/bateria.jpg
Quem passou na noite desta terça-feira pela Praça Quinze, no Centro do Rio, foi pego de surpresa e presenciou um encontro memorável: de um lado, vindo da Praça Marechal Âncora, o bloco de carnaval Escravos da Mauá, filhos legítimos daquela região, arrastando foliões num carnaval fora de época em plena Olimpíada. De outro lado, saindo da Esplanada da Candelária, a escola de samba Paraíso do Tuiuti, que já nos primeiro repiques despertou a atenção dos curiosos que estavam aos pés da Pira Olímpica, na Orla Conde, assistindo as competições Olímpicas, mas que não resistiram à festa e seguiram a bateria como num grande carnaval de rua. O encontro entre bloco e escola foi o ápice da festa que alegrou cariocas que contam os dias de verem sua escola brilhar na Sapucaí, e turistas que não conhecem nosso carnaval, mas sentiram um gostinho da beleza dessa festa.


Acostumada ao frio da Rússia, que contagia inclusive a relação entre as pessoas, que são bem menos calorosas se comparadas aos brasileiros, a turista russa Tatiana Ponomareva era só alegria. Não conhecia o nosso carnaval, não sabia sambar, mas foi contagiada pela festa, refletida na sua tentativa de arriscar uns passinhos de samba e no seu sorriso estampado no rosto. Ela compartilhou com o CARNAVALESCO a emoção que sentiu.

- Isso aqui é maravilhoso. Virei fã. Amei o som, a dança. Isso aqui é muito divertido - disse.
http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18194/equipe.jpg
A mesma emoção contagiou a japonesa Yoko, que apesar da timidez, foi contagiada pelo som da bateria e o samba no pé das passistas.

- Eu me assustei com o barulho, mas depois me apaixonei e vim atrás. Que alegres vocês são. Que bonito tudo isso. Como elas dançam bonito - disse Yoko, tentando um passos inspirada nas passistas que estavam a sua frente.

Nem aqueles que já estão mais acostumados com o carnaval ficaram alheios a esse encontro. Camilo Neto, mesmo com o seu terno destoando do figurino do carnaval fora de época em plena Praça Quinze, vibrou com a festa. Ao CARNAVALESCO, ele compartilhou a alegria do que presenciou.

- Eu sou de Tupaciguara, interior de Minas Gerais, e moro no Rio de Janeiro há 1 ano e meio. Eu achei isso aqui muito interessante, principalmente porque é uma oportunidade de divulgar a nossa cultura para outros países e, mais do que isso, reúne a alegria do nosso povo aqui, e nós e os turistas gostamos. Veja que eu, que nunca passei carnaval no Rio, fiquei muito interessado e parei aqui para ver, imagina para as pessoas que são de outros países. Eu estudo na UFF, que tem uma bateria universitária chamada Sarra Brava, que existe desde 1997 e a gente toca em vários eventos, e a nossa bateria tem sax e guitarra que não são comuns numa bateria. Achei incrível isso aqui. Com certeza eu vou reunir a turma amanhã (quarta) e vamos vir prestigiar os outros encontros - contou.

Sambas do Tuiuti ecoam no Boulevard Olímpico

O Paraíso do Tuiuti apresentou seus sambas marcantes, como o samba enredo de 2016, que levou a escola para o Grupo Especial (A Farra do Boi), o samba inesquecível de 2001 ("Tu és meu sonho, Tuiuti). Os componentes também cantaram junto com os Escravos da Mauá, sucessos como "Cidade Maravilhosa", "Lenda das Sereias", e o samba da Ilha "É Hoje", acompanhados pelo coro que se formou na Praça Quinze pelo povo que acompanhava a festa.

Tuiuti em êxtase pela abertura dos Jogos Olímpicos

O encontro entre o bloco e a escola deixou todos emocionados. Os dois lados não pouparam esforços: o Escravos veio em peso, com seu casal de mestre-sala e porta-bandeira à frente do bloco. O Tuiuti levou casais de mestre-sala e porta-bandeira, ala de baianas, passistas. A iniciativa foi da prefeitura do Rio e da Riotur. Presente no evento, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, em conversa com o CARNAVALESCO, elogiou muito a ideia de se promover o Encontro dos Carnavais.

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18194/corte.jpg- Esse projeto veio da Riotur, com o grande apoio do secretário Antônio Pedro, e é brilhante essa ideia porque a origem das baterias é a mesma, e isso engrandece a festa e alegra aqueles que estão aqui no Boulevard, sem falar que as escolas ainda se apresentam nas arenas, para que elas possam mostrar a nossa cultura especialmente para os turistas que estão aqui vendo os Jogos.

Mas quando o assunto é emoção, os integrantes do Tuiuti lembram de um momento que ficará para sempre na memória: a participação deles na abertura dos Jogos Olímpicos 2016. Felizes com o Encontro de Carnavais, eles também queriam compartilhar o estado de êxtase em que ainda se encontravam pela abertura na sexta-feira das Olimpíadas. A porta-bandeira Giovanna Justo foi uma das felizardas que participaram dessa festa.

- Foi um momento único. Quando entrei no Maracanã com meu mestre-sala Marquinhos, representando a Tuiuti e o samba, só de lembrar, eu fico toda arrepiada. Até hoje eu não acredito que eu fiz parte disso, é inesquecível, um momento para guardar para sempre na memória.

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18194/wantuir.jpgO mestre de bateria Ricardinho também se lembra com muita alegria daquela noite que, nas palavras dele, foi "incrível".

- Foi muito legal, sensacional, surpreendeu até a gente que participou dos ensaios, porque a gente não imaginava que seria tão bonito. Foi a cara do Brasil, bem tropical, com as nossas músicas. Foi a nossa cara.

Para aqueles que não puderam na estreia, ou mesmo os que foram e querem sentir de novo essa emoção, a semana inteira terá novos Encontros dos Carnavais. Veja a programação:

Local: Praça XV e horário dos shows: das 18h às 20h
10/ago (quarta) – Imperatriz e Me Esquece
11/ago (quinta) – Salgueiro e Imprensa que eu Gamo
12/ago (sexta) – Mocidade Independente e Carmelitas
13/ago (sábado) – Portela e Bola Preta
14/ago (domingo) – São Clemente e A ROCHA
16/ago (terça) – Vila Isabel e TIMONEIROS DA VIOLA
17/ago (quarta) – Grande Rio e Barbas
18/ago (quinta) – Unidos da Tijuca e Suvaco do Cristo
19/ago (sexta) – União da Ilha e Desliga da Justiça
20/ago (sábado) – Beija-Flor e Simpatia é Quase Amor
21/ago (domingo) – Mangueira e CORDÃO DO BOITATÁ

FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.