BLOG, BLOCO BURLESCO E RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Portelenses Têm Noite istórica na Câmara Municipal do Rio






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Portelenses Têm Noite istórica na Câmara Municipal do Rio

http://www.carnavalcarioca.net.br/wp-content/uploads/2017/06/007961-portela-696x464.jpg
Foto: Raphael Perucci

Mais um belo capítulo do livro da história do G.R.E.S. Portela foi escrito na noite desta quinta-feira (8), na Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia. Convidados para a apresentação do projeto de lei que cria o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz, portelenses de várias gerações presenciaram um verdadeiro acerto de contas entre o poder público e a memória daqueles que ajudaram a construir a agremiação que mais tem títulos no Carnaval.

Mais do que uma solenidade que homenageou baluartes e descendentes de grandes nomes da Portela, o evento no plenário do Palácio Pedro Ernesto serviu para reafirmar a importância que a cultura do samba tem na vida dos moradores de Oswaldo Cruz, Madureira e arredores.

Ao propor a recuperação e preservação de diversos endereços fundamentais para o universo portelense, o projeto de lei 2069/16, de autoria do vereador Reimont (PT), além de realizar um antigo sonho do Departamento Cultural da Portela, configura a importância deste pedaço da Zona Norte para a cultura carioca.

“Este projeto ajuda a fortalecer o bairro de Oswaldo Cruz. Fico feliz, pois acho que é um desdobramento de uma luta que começou lá atrás com Paulo da Portela, Silas de Oliveira, Cartola e muitos outros. O sambista precisa sempre buscar seus direitos. É uma questão de referência de atitude, de luta. Que bom seria se um projeto como esse houvesse também na Mangueira. Que bom seria se as ruas de lá recebessem os nomes de Dona Zica, Dona Neuma e outros”, destacou a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, que integrou a mesa da solenidade.

Presidente do Conselho Deliberativo da Portela e membro da comissão de Carnaval da agremiação, Fábio Pavão relembrou como a ideia do projeto surgiu.

“Em 2003, fizemos o primeiro passeio sentimento por Oswaldo Cruz, passando pelos mais importantes endereços de portelenses na região. Ali começou tudo isso, com intensa atuação do nosso Departamento Cultural. Sempre foi o sonho da vida do Rogério (Rodrigues, diretor cultural da Portela). Oswaldo Cruz tem uma história ímpar e totalmente ligada ao samba e à Portela. A comunidade precisa reconhecer e se orgulhar disso”.

Em seu discurso, o presidente Luis Carlos Magalhães também ressaltou a importância do projeto do Perímetro Cultural.

“As escolas têm que encurtar a distância que há entre a sua história e o desfile da Sapucaí. Não tiro a importância do desfile, pois todos nós queremos ser campeões do Carnaval, mas o importante é cuidar da alma da escola. Esse é o papel do Departamento Cultural. E esse projeto não é por acaso, pois a Portela vive assim e se orgulha de ter atividades culturais o ano inteiro. Talvez, agora, esse seja o seu projeto mais importante, por abraçar toda uma história tão antiga e significativa para a Zona Norte do Rio, para a cidade e para o Brasil. É um projeto que faz parte de um contexto cultural que a escola defende”.

Autor da proposta, o vereador Reimont, que presidiu a sessão ao lado da vereadora Vera Lins (PP), enalteceu a atuação do Departamento Cultural da Portela e afirmou que o projeto de lei já está pronto para ser votado pela casa. “Devemos este projeto aos integrantes do Departamento Cultural que estiveram várias vezes em meu gabinete para trocar ideias e mostrar a importância de resgatar a memória dos portelenses. A Portela é uma instituição muito importante para a cultura da cidade. O projeto, agora, abre uma série de possibilidades em prol da comunidade da escola e do bairro de Oswaldo Cruz”, disse.

Muito emocionado, Rogério Rodrigues lembrou o longo caminho até a ideia ganhar força. “Não sou filho de baluarte. Briguei para ser Portela. É uma batalha de 15 anos, e a luta é diária. Inclusão significa afeto e memória. Queremos lembrar daqueles que já são conhecidos e resgatar os nomes que foram apagados da história”, revelou.

Presidente de honra da Portela, o compositor Monarco também integrou a mesa da solenidade, assim como as pastoras Neide Santana (filha de Chico Santana), Aurea Maria (herdeira de Manaceia), Jane Carla (filha de Nelson de Andrade) e Tia Surica.

Além de Neide, Aurea e Surica, familiares de Paulo da Portela, Antônio Caetano, Jair do Cavaquinho, Dona Esther e Candeia, entre outros, também receberam moções honrosas. Nilce Fran, coordenadora da ala de passistas, e o baluarte Jerônimo Patrocínio completaram a lista de homenageados.

No fim da cerimônia, integrantes dos diversos segmentos da escola e membros das torcidas organizadas puxaram o samba-enredo de 2017, que deu o 22º título à Portela. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon Lamar e Lucinha Nobre fez uma pequena apresentação, abrilhantando ainda mais a histórica e emocionante noite, que só terminou, horas depois, dentro do Espaço Multifoco, na Lapa, onde foi realizada a terceira edição do projeto Portela na Lapa.

Confira a lista com os endereços contemplados pelo projeto do Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz:
I – Estrada do Portela (antiga Barra Preta), local onde ocorreu fundação do Bloco Carnavalesco Baianinhas de Oswaldo Cruz; onde situava o terreno do bar do Nozinho; o armazém de Sérgio Hermógenes Alves e a chácara de Seu Napoleão;

II – Rua Antonio Badajós, local onde residiu Dona Esther no nº 95 e onde situava-se o quintal da Tia Doca no nº 11;

III – Rua Arruda Câmara (atual Rua Clara Nunes), local onde fica a sede da Portela, chamado Portelão, no nº 81;

IV – Rua Carolina Machado, onde viveu e morreu Paulo da Portela no nº 950;

V – Rua Dutra e Melo (atual Rua Manaceia), onde situa-se o quintal do Manaceia no nº 58;

VI – Rua Ernesto Lobão (antiga Rua B), local onde foi fundado o Bloco Carnavalesco “Lá se vai minha Embaixada”;

VII – Rua Fernandes Marinho, local onde residiu o compositor Argemiro, no nº 143;

VIII – Rua Joaquim Teixeira, local de fundação do Bloco Carnavalesco Baianinhas de Osvaldo Cruz no nº 157;

IX – Rua Júlio Fragoso, local onde situa-se o quintal da Tia Surica no nº 25, casa 13;

X – Rua Perdigão Malheiros, local onde situava-se o Caxambu do Vieira no nº 88;

XI – Rua Pirapora, local onde morou Antonio Rufino dos Reis no nº 4;

XII – Rua Taubaté, local onde ficava o Rancho Renascença no nº 42;

XIII – Estações de Dona Clara (atual Praça do Patriarca) e de Oswaldo Cruz (antiga Rio das Pedras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.